Como a solidariedade traz benefícios para a saúde

Existem muitas coisas no nosso dia a dia que trazem benefícios para a saúde: tomar a quantidade certa de água por dia, reduzir o cafezinho, praticar esportes… a lista segue com uma enorme quantidade de itens! No entanto, muitas pessoas podem não saber que a solidariedade voluntária (ajudar o próximo da maneira que podemos) também traz enormes benefícios para corpo e alma, deixando-nos contentes e satisfeitos com a nossa vida.

O autor Allan Luks recentemente publicou um livro chamado “O poder curativo de fazer o bem: os benefícios para corpo e mente ao ajudar os outros” (Originalmente The healing power of doing good: the health and spiritual benefits of helping others), que conta com mais de 3.000 entrevistas de voluntários para entender como a solidariedade transformou suas vidas.

Entre os relatos dos entrevistados, Luks identificou uma clara relação entre o trabalho e doação voluntários e aumento do bem estar das pessoas. Frequentemente, as pessoas relataram ter sensações de calor no peito, sentimento eufórico, energia renovada e calma profunda após uma ação solidária. Ao longo do tempo, os entrevistados também relataram melhoras em condições médicas, tais como:

  • insônia;
  • úlcera;
  • dor de cabeça;
  • dor nas costas;
  • depressão;
  • gripes e resfriados.

 

Como começar?

Existem várias formas de ser solidário com alguma causa. É importante que você não se sinta obrigado a ajudar alguém, mas que faça isso por uma causa que realmente acredite e quando se sentir confortável para tal. A Amarati, por exemplo, é uma entidade filantrópica que conta tanto com ajuda de trabalho voluntário quanto de doações de pessoas. Todo esse apoio nos ajuda a atender mais de 250 pessoas com deficiência neurológica e, mesmo em quadros considerados irreversíveis, nossos assistidos conseguem evoluir e muitos conquistam a própria independência.

 

O poder da solidariedade está em todos nós! Ajudando o próximo, conquistamos um mundo melhor tanto dentro quanto fora de nós mesmos.

 

Tem interesse em conhecer a Amarati? Entre em contato conosco!